SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número38La práctica de la Alfabetización en Información y Comunicación en Salud: la mirada de los agentes comunitarios de Salud en el proyecto de Inclusión Digital en Sergipe, estado del nordeste de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283

Resumen

INFORSATO, Erika Alvarez. Adaptação e simpatia: trajetórias críticas na clínica. Interface (Botucatu) [online]. 2011, vol.15, n.38, pp. 929-936. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011000300028.

A partir de elementos conceituais relacionados à adaptação e à simpatia, tomados das proposições da filosofia e da literatura de Nietzsche, Deleuze e D.H. Lawrence, este escrito é um exercício crítico no campo problemático da clínica em interface com as artes. A narrativa de uma situação grupal coordenada em parceria com artistas e terapeutas ocupacionais é a imagem-motor que permite entrelaçar estas perspectivas e pensar os desafios lançados no cotidiano com populações sob condições de grave fragilidade e restrição de suas vidas - em função de questões decorrentes de deficiências física e/ou intelectual. Na relação com o sofrimento, a exclusão e a criação, a proposição deste escrito é a de pensar a clínica em trajetórias críticas, ao considerar a complexidade desses processos enquanto convocações: ações e reações que transitam entre enrijecimentos e porosidades, proximidades e distâncias, reiteração identitária e disponibilidade aos desvios.

Palabras llave : Clínica; Arte; Terapia Ocupacional; Adaptação; Simpatia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués