SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número38Adaptación y simpatía: trayectorias críticas en la clínicaRepresentación política y los interesses privados en materia de salud: el caso de la financiación de las campañas electorales por compañías de planos de salud privados en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283

Resumen

PAIXAO, Pablo Boaventura Sales et al. A prática de alfabetização em Informação e Comunicação em Saúde: o olhar dos agentes comunitários de Saúde  sobre o projeto de Inclusão Digital em Sergipe, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2011, vol.15, n.38, pp. 937-946. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011000300029.

Apresentam-se os resultados iniciais do projeto de Inclusão Digital de agentes comunitários de Saúde (ACS) de Sergipe, Brasil, quando da realização das práticas de alfabetização em Informação e Comunicação (ALFIN), por meio de Oficinas desenvolvidas como estratégia de aproximação entre os ACS de Sergipe e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Identificam-se caminhos efetivos de infoinclusão social, fundamentando-se na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e nos estudos de Paulo Freire. Utiliza-se a abordagem de pesquisa qualitativa e a tipologia do Estudo de Caso e do Grupo Focal para o esquadrinhamento das práticas de ALFIN a distância.

Palabras llave : Educação; Comunicação; Saúde; Alfabetização digital; Inclusão social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués