SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue39Higher education in Brazil and the education of health care professionals with emphasis on agingLa praxis como fundamento de una educación para la salud alternativa: estudio de investigación-acción en el Programa de Crecimiento y Desarrollo en Medellín, Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

NESPOLI, Grasiele  and  RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Discursos que formam saberes: uma análise das concepções teóricas e metodológicas que orientam o material educativo de formação de facilitadores de Educação Permanente em Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2011, vol.15, n.39, pp. 985-996.  Epub Sep 02, 2011. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000033.

O presente estudo faz uma análise das principais concepções teóricas e metodológicas que norteiam o material educativo do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. O material educativo, entendido como uma importante ferramenta pedagógica, articula temas fundamentais para a construção do Sistema Único de Saúde. Foi possível identificar oito eixos centrais de pensamento (proposições) que apontam diretrizes para o agenciamento de novas práticas no campo da saúde. A Educação Permanente em Saúde é concebida como uma estratégia de cogestão que tem o trabalho como espaço de práticas educativas e de produção de subjetividades.

Keywords : Educação continuada; Saúde; Política; Conhecimentos [atitudes e prática em saúde].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese