SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue39Training psychologists in the field of mental health: Piauí's psychology under analysisSimulation as a teaching strategy in nursing education: literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

PATRICIO, Zuleica Maria et al. Sistematização de estratégias de ensinar-aprender pesquisa na graduação. Interface (Botucatu) [online]. 2011, vol.15, n.39, pp. 1159-1172.  Epub Sep 02, 2011. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000029.

O objetivo deste trabalho foi analisar a sistematização de práticas pedagógicas de ensinar-aprender pesquisa no cotidiano das disciplinas de um curso de graduação da área da saúde. Os dados foram levantados em documentos referentes a atividades pedagógicas desenvolvidas e analisados pela técnica de análise de conteúdo seguindo categorias do referencial de sistematização de práticas sociais adotado: delimitação do objeto; tempo e contexto; objetivos e finalidades; referenciais utilizados; conteúdo das práticas e estratégias utilizadas; dinâmica das atividades e sentimentos gerados; resultados; conclusões e propostas de encaminhamentos. Os resultados apresentam um método de ensinar-aprender pesquisa, criado coletivamente, constituído por referencial teórico-metodológico próprio que orienta, no decorrer de todas as disciplinas, o desenvolvimento de estratégias para construção de conhecimentos em nível de complexidade crescente, com base em situações-problema da saúde e dados qualitativos e quantitativos de diferentes fontes e contextos socioambientais.

Keywords : Ensino da pesquisa; Educação Superior; Estratégias de ensino-aprendizagem; Sistematização de práticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese