SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue40Primacy of feminine beauty and impoverished youth: notes on a conflicting relationshipReproductive hierarchies: motherhood and inequalities in women's exercising of human rights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

TESTA, Federico. Uma discreta dança da resistência: corpo, arte e subjetivação na oficina de criatividade de um hospital psiquiátrico. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.40, pp. 95-106.  Epub Apr 12, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000011.

Este artigo busca problematizar o corpo, as relações corpo-poder, por meio das práticas artísticas realizadas na oficina de criatividade de um hospital psiquiátrico, sondando possibilidades não disciplinares de experiência corporal ou do uso dos corpos - mediante gestos, posturas, movimentos na produção artística. A partir disso, busca-se associar ética-estética-política, no âmbito de uma visão processual da experiência artística em duas situações etnográficas, estabelecendo uma relação íntima entre arte, corpo e subjetivação. É a partir daí que se discutem as possibilidades de resistência. Os próprios processos de subjetivação (e possibilidades de práticas corporais de re-singularização, re-apropriação e indisponibilização ao poder, na produção de um sujeito não sujeitado) são vistos no âmbito do estético. Assim, atenta-se para a produção da arte por meio do corpo e para a produção do corpo por meio da arte.

Keywords : Antropologia; Arte; Corpo; Poder; Subjetivação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese