SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue40The concept of institutional racism: applications within the healthcare fieldAbilities and skills among Family Health Strategy workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

ARALDI, Jossara Cattoni; NJAINE, Kathie; OLIVEIRA, Maria Conceição de  and  GHIZONI, Angela Carla. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.40, pp. 135-148.  Epub Mar 06, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000002.

O álcool é a droga mais consumida em qualquer faixa etária e a sua utilização vem aumentando de forma significativa entre adolescentes. Este estudo qualitativo buscou refletir de que modo as representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas repercutem nas ações de prevenção na escola. Foram realizados grupos focais com professores do Ensino Fundamental II, de escolas públicas e particulares de Lages/SC, e entrevistas com gestores dessas instituições. Também foram realizadas observações de campo e análise documental dos projetos político-pedagógicos das escolas investigadas no ano de 2008. Os resultados da pesquisa apontaram que as representações sociais dos educadores é caracterizada por uma visão estigmatizante da adolescência e do uso de álcool e outras drogas nessa faixa etária. Esse fato dificulta o diálogo aberto sobre essa questão com os adolescentes e para uma atuação de prevenção nas escolas.

Keywords : Representações sociais; Educadores; Adolescência; Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese