SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue41Health education in the context of Family Health from the user's perspectiveYoung men's discourses regarding access to healthcare services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

CORREA, Guilherme Torres  and  RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Dialogando com Bakhtin: algumas contribuições para a compreensão das interações verbais no campo da saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.41, pp. 331-342.  Epub May 22, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000023.

Com base na ideia de que as necessidades de, e as intervenções em saúde são condições e ações humanas permeadas e construídas, com frequência, por atos comunicativos, este artigo discute categorias centrais do pensamento do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin tais como: dialogia, enunciado, gênero e polifonia como referencial para a análise de interações verbais no campo da saúde. Bakhtin desenvolve um pensamento cujo fundamento é a natureza social da linguagem, entendendo que a comunicação de cada época e de cada grupo social reflete as condições específicas e as finalidades dos respectivos campos da sociedade. Para ele, o sujeito se constitui discursivamente ao apreender vozes alheias e é integralmente social e singular. Tomando como referência essa constituição social e singular dos indivíduos, o artigo também apresenta, de forma seminal, uma proposição prática para a construção de espaços e de atividades no campo da saúde.

Keywords : Bakhtin; Linguagem; Comunicação; Interações verbais; Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese