SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue41Signs, meanings and practices of crisis management in Psychosocial Care CentersModest witnesses and invisible populations in media coverage of human genetics in Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

PINHO, Paula Andréa  and  PEREIRA, Pedro Paulo Gomes. Itinerários terapêuticos: trajetórias entrecruzadas na busca por cuidados. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.41, pp. 435-450.  Epub June 07, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000026.

A proposta geral deste texto é apresentar os itinerários terapêuticos percorridos por sujeitos soropositivos. Esses percursos, constituídos por inusitadas mesclas e composições, revelam caminhos complexos no enfrentamento do HIV/aids, de pessoas que transitam por terapias numa tentativa de restabelecerem ou preservarem a saúde. Admitindo a existência de numerosas terapias disponíveis, nos empenhamos em analisar os itinerários de terapias por elas denominadas de "tipo religiosa", na sua relação com o modelo biomédico. A etnografia revelou que as interlocutoras não separam a terapia biomédica da religiosa em planos distintos. O que sobressaía era a interação concomitante das duas soluções agenciadas com o mesmo propósito: a saúde. Foi possível observar um continuum terapêutico, ou seja, as opções não se isolam: antes, apresentam-se como partes consecutivas que fluem sem limites claramente delimitados.

Keywords : Iitinerários terapêuticos; Aids; Biomedicina; Religião.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese