SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue41The dialogic process of knowledge construction in discussion forumsBeing a mentor in medicine: an archetypal view on motivations and changes in the journey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

REUS, Lucia Helena  and  TITTONI, Jaqueline. A visibilidade do trabalho de enfermagem no centro cirúrgico por meio da fotografia. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.41, pp. 485-500.  Epub July 05, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000034.

O presente artigo origina-se de uma pesquisa realizada junto aos trabalhadores do centro cirúrgico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil, analisando os modos de trabalhar da equipe de enfermagem e sua relação com pacientes e demais profissionais da saúde. Utilizou-se o pensamento de Foucault, enfatizando-se as articulações dos jogos de saber e poder, bem como os efeitos de verdade no trabalho, sustentados pelo olhar desses trabalhadores e usando-se a estratégia da fotografia em uma perspectiva da pesquisa-intervenção. O centro cirúrgico foi retratado como um espaço do olhar, da vigilância e do controle. O saber é determinado a partir da visibilidade dos corpos, sejam de pacientes ou de trabalhadores, e este saber é legitimado quando emana do brilho do foco cirúrgico. O trabalho com fotografias possibilitou olhares diversos e a criação de um espaço de discussão.

Keywords : Centro cirúrgico hospitalar; Trabalho; Poder; Estudos de intervenção; Fotografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese