SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42Commensality and care: orphan girls and young women in the context of HIV/AidsState of the art of curriculum research relating to healthcare professional training courses: a survey on articles published between 2005 and 2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

MOTA, Clarice Santos; TRAD, Leny Alves Bomfim  and  VILLAS BOAS, Maria José Villares Barral. O papel da experiência religiosa no enfrentamento de aflições e problemas de saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, pp. 665-675. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300007.

O presente artigo aborda a relação entre a experiência religiosa e o enfrentamento de situações de aflição e adoecimento. Por meio da análise de trajetórias de conversão e adesão religiosa de famílias negras que buscavam alívio para os seus sofrimentos ou problemas de saúde, buscou-se compreender de que forma a experiência religiosa interfere no modo de conduzir a vida e no enfrentamento de situações adversas. O trabalho integra uma pesquisa mais ampla de caráter etnográfico, realizada em um bairro popular de Salvador, Bahia. A partir de entrevistas semiestruturadas e imersão em campo, constatou-se que as famílias investigadas recorriam às mais variadas religiões buscando amenizar o sofrimento físico ou espiritual, individual ou familiar, produzindo trajetórias singulares que refletem a diversidade de crenças e alternativas de cura oferecidas por instituições religiosas na contemporaneidade.

Keywords : Saúde; Adoecimento; Situações de aflição; Experiência religiosa; Conversão religiosa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese