SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42The role of religious experience in facing up to afflictions and health problemsHome visits in doctors' training: from conception to the challenge of practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

BRAID, Liana Maria Carvalho; MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa  and  ARANHA, Ágatha Cristina. Estado da arte das pesquisas sobre currículo em cursos de formação de de profissionais da área da saúde: um levantamento a partir de artigos publicados entre 2005 e 2011. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, pp. 679-692. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300008.

Trata-se de revisão bibliográfica com objetivo de verificar as tendências dos estudos desenvolvidos sobre currículo, em cursos da área da saúde no Brasil, no período de 2005 a 2011. Foi desenvolvida a partir das bases de dados Bireme e SciELO, utilizando-se o método integrado e os termos: inovação curricular, currículo interdisciplinar, currículo integrado, currículo e saúde. Emergiram quatro categorias de análise: currículos inovadores; trajetórias de cursos de formação em saúde; o olhar de docentes ou discentes sobre o currículo de formação em saúde; estrutura do currículo. Conclui-se que há predomínio de estudos sobre processos de mudanças relacionados ao currículo integrado ou interdisciplinar, e uma lacuna de estudos acerca da formação docente, considerando-se as inovações curriculares vigentes.

Keywords : Saúde; Currículo; Formação em saúde; Educação Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese