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Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

ROMANHOLI, Renata Maria Zanardo  and  CYRINO, Eliana Goldfarb. A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, pp. 693-705. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300009.

Desde 2003, desenvolve-se a Interação Universidade Serviço Comunidade (IUSC) na graduação médica de uma universidade pública do interior de São Paulo, Brasil, a partir da necessidade de vivências na Atenção Primária, visando à integralidade do cuidado. A visita domiciliar (VD) destacou-se como possibilidade para o estudante refletir sobre determinantes sociais do processo saúde-doença; desenvolver habilidades comunicacionais, prática educativa dialógica e vínculo com a comunidade; ampliar o raciocínio clínico e contribuir para a compreensão e resolução dos problemas familiares. O objetivo deste estudo foi investigar essa proposta da VD na formação médica, utilizando pesquisa documental. Contextualizou-se o desenvolvimento da VD na IUSC, sua importância, abrangência e desafios para sua legitimação e incorporação como prática pertinente à formação médica. Concluiu-se que a VD pode fortalecer e ampliar vínculos, compromissos, e favorecer a comunicação, contribuindo para a mudança da educação médica no Brasil.

Keywords : Saúde da família; Visita domiciliária; Educação médica; Relações comunidade-instituição.

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