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Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

MENDES, Layza Castelo Branco  and  CAPRARA, Andrea. Bacharelado interdisciplinar em saúde: análise preliminar de um novo currículo de ensino superior no Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, pp. 719-731. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300011.

As universidades públicas brasileiras encontram-se em intensos processos de mudança em busca de soluções que as tornem instituições mais conectadas com as necessidades sociais do século XXI. Com base nesses dados, o objetivo deste estudo é analisar um novo currículo de ensino superior ofertado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). Esta é uma pesquisa preliminar de natureza qualitativa, efetivada por meio de estudo de caso. As ferramentas metodológicas utilizadas incluem: análise de documentos, entrevistas abertas e observação participante. Observou-se que os professores estão engajados no processo de construção de um curso que promova a formação de profissionais qualificados para empreenderem o desenvolvimento social. Notou-se que os alunos estão revelando-se estudantes capazes de realizar profundas reflexões críticas sobre aspectos sociais. Portanto, concluiu-se que o caso estudado tem fornecido resultados esperados pela instituição de educação superior que o abriga.

Keywords : Brasil; Educação superior; Transformação; Interdisciplinaridade; Profissionais de saúde.

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