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Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

HELLMANN, Fernando  and  VERDI, Marta Inez Machado. Temas e referenciais de análise em Bioética no ensino da graduação em naturologia no Brasil à luz da bioética social. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, pp. 733-747. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300012.

Discutem-se temas e referenciais de análise em Bioética, presentes no ensino de graduação em Naturologia no Brasil, à luz da Bioética Social. De abordagem qualitativo-descritiva, a pesquisa foi realizada em duas universidades brasileiras, utilizando análise documental e trabalho de campo. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo temático. As cinco categorias resultantes demonstram pluralidade de temas e referenciais de análises em Bioética presentes no ensino de Naturologia. Os temas de Bioética mais encontrados referem-se às questões de relação terapêutica e de ordem ecológica. Quanto aos referenciais de análise em Bioética, foram identificadas as perspectivas: do cuidado, naturalista, das virtudes, principialista, deontológica e social. Observou-se pequena e insuficiente abordagem de questões sociopolíticas e a necessidade de se ampliar a ótica Bioética Social ao processo de ensino-aprendizagem do curso de Naturologia.

Keywords : Bioética; Ensino; Terapias Complementares; Saúde Pública; Naturologia.

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