SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42Matrix support: a study on the perspective of mental health professionalsFamily support from the perspective of patients in psychiatric rehospitalization: a qualitative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

FARIA, Maria Luisa Vichi de Campos  and  GUERRINI, Ivan Amaral. Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, pp. 779-792. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300015.

O problema que motivou a realização do presente trabalho foi a dificuldade em se acolher o sofrimento psíquico nas unidades de atenção básica. Neste trabalho, investigamos se esta dificuldade se deve à inadequação epistemológica do paradigma hegemônico. Realizamos uma revisão de literatura e analisamos a utilização do termo paradigma na produção científica brasileira recente. Após busca pelas palavras-chave paradigma e medicina e seleção prévia, foram escolhidos 17 textos. A análise foi feita em duas etapas: análise linguística e levantamento da temática emergente. Levantamos as cinquenta palavras mais frequentes e as agrupamos em comunidades de coocorrência, utilizando o algoritmo de Clauset. Os textos discutiam as ideias de Kuhn e trouxeram tanto experiências inovadoras já implantadas em unidades de saúde quanto exemplos de mudanças curriculares nos cursos de medicina. A promoção da saúde aparece como um novo e promissor paradigma para a saúde.

Keywords : Paradigma; Medicina; Sofrimento psíquico; Atenção primária à saúde; Promoção da saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese