SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42Family support from the perspective of patients in psychiatric rehospitalization: a qualitative studyComprehensive health care, construction and socialization of knowledge in the context of permanent education and actions of health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

GONZALEZ, Alberto Durán et al. Fenomenologia heideggeriana como referencial para estudos sobre formação em saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, pp. 809-817.  Epub Aug 30, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000035.

Reflete-se sobre as possibilidades da fenomenologia heideggeriana como referência na análise da educação na saúde. Heidegger propõe, em "Ser e tempo", a investigação sobre o sentido do ser, fundamental para o conhecimento que o homem possa ter de si mesmo como ser finito. Suas ideias provocaram transformações na concepção humanista moderna e na prática em educação. O indivíduo é sempre ator, sendo na medida em que existe, experimentando a si próprio na existência. O modo de ser privativo da saúde, o padecimento, é acompanhado sempre de uma limitação da possibilidade de viver. Assim, a fenomenologia heideggeriana nos ajuda a questionar a educação em saúde. Compreende-se que o homem se encontra sempre em copresença, entre a preocupação substitutiva e a libertadora. Este caminho se mostra possível quando contemplados os diversos modos de ser-professor e de ser-estudante. Possibilita-se, assim, aprofundar o ensinar-aprender na formação em saúde.

Keywords : Metodologia; Educação; Processo saúde-doença; Fenomenologia; Heidegger.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese