SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42Heidegger's phenomenology as a framework for health education studiesInnovative training in Occupational Therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

STAHLSCHMIDT, Ana Paula Melchiors. Integralidade, construção e socialização de conhecimentos no contexto da educação permanente e atuação de profissionais da área da saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, pp. 819-827.  Epub Aug 30, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000038.

O texto discute a fragmentação entre práticas desenvolvidas em serviços de saúde e saberes produzidos no contexto acadêmico, elaborando uma reflexão sobre o tema, enquanto fenômeno relacionado às concepções da ciência moderna, pautada pelo paradigma cartesiano. Discute a relevância de se estabelecerem novas concepções sobre a construção de conhecimentos, valorizando saberes desenvolvidos no cotidiano dos serviços e estabelecendo nova abordagem sobre o tema no âmbito dos cursos de graduação, pós-graduação e demais atividades realizadas dentro das propostas de educação permanente. Nesta perspectiva, é descrita uma experiência de realização de oficinas de elaboração de textos voltadas para profissionais que frequentam cursos de especialização na área da saúde, visando à sistematização e socialização de suas experiências. A atividade vem se mostrando um importante espaço de construção de saberes, permitindo que textos no formato de relatos de experiência sejam produzidos e divulgados nos meios científicos.

Keywords : Integralidade; Saúde; Educação permanente; Oficinas de produção textual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese