SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42Comprehensive health care, construction and socialization of knowledge in the context of permanent education and actions of health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

BARBA, Patrícia Carla de Souza Della; SILVA, Roseli Ferreira da; JOAQUIM, Regina Helena Vitale Torkomian  and  BRITO, Cristiane Miryam Drumond de. Formação inovadora em Terapia Ocupacional. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, pp. 829-842. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300019.

As instituições de Ensino Superior enfrentam o desafio de implementarem propostas pedagógicas traduzidas no desempenho satisfatório do estudante para uma formação de qualidade. Ainda, as políticas públicas ressaltam a necessidade de mudança na formação de profissionais de saúde voltada para as necessidades da população. Descreve-se a construção do projeto pedagógico do curso de Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de São Carlos, no qual se propõe a formação reflexiva, levando o formando a interagir com o conhecimento de forma autônoma, flexível e criativa. O currículo é integrado, interdisciplinar e orientado por competência, no qual a prática profissional é fundamentada em capacidades voltadas para o enfrentamento de situações em diferentes contextos. A concepção pedagógica adotada é a socioconstrutivista, e são utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tais como a aprendizagem baseada em problemas e problematização.

Keywords : Terapia ocupacional; Currículo; Competências; Metodologias de ensino-aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese