SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43The process of development of alcoholism among the Tenharim people in villages along the Marmelos river, state of AmazonasEthical-pedagogical care in the process of professional socialization: towards ethical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

CAMPOS, Rosana Teresa Onocko et al. Adaptação multicêntrica do guia para a gestão autônoma da medicação. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.43, pp. 967-980.  Epub Nov 30, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000040.

O uso crescente de psicofármacos e o baixo empowerment dos usuários mostram-se críticos à qualificação da assistência em Saúde Mental no Brasil. Este estudo, abrangendo três cidades brasileiras, objetivou a elaboração do Guia Brasileiro da Gestão Autônoma da Medicação (GGAM-BR), com base na tradução e adaptação de guia desenvolvido no Canadá; e a avaliação dos efeitos do uso do GGAM-BR na formação de trabalhadores de saúde mental. Constituíram-se grupos de intervenção (GIs) para compartilhamento das experiências com tratamento medicamentoso, a partir dos temas propostos no guia; e foram realizados grupos focais antes e após os GIs. Importantes mudanças em relação ao texto original do guia Canadense foram implementadas, levando em conta a realidade brasileira. Constatou-se que o GGAM-BR constitui estratégia potente de fomento à participação ativa dos usuários na gestão do tratamento e do serviço, incidindo positivamente na formação de trabalhadores.

Keywords : Saúde mental; Formação de trabalhadores de saúde mental; Medicação; Autonomia; Psicotrópicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese