SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43Concrete poetry in prose on the asphalt: handicap limits in the urban spaceDeveloping medical students' attitudes, knowledge and skills in healthcare for deaf people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

NOVAES, Magdala de Araújo et al. Tele-educação para educação continuada das equipes de saúde da família em saúde mental: a experiência de Pernambuco, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.43, pp. 1095-1106.  Epub Dec 04, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000043.

Estudos demonstram que são escassas as ações relacionadas à saúde mental na Estratégia da Saúde da Família, requerendo sensibilização e capacitação dos profissionais. A Telessaúde assume um papel importante, pois favorece a criação de serviços colaborativos entre profissionais de saúde e especialistas trabalhando remotamente. Este artigo apresenta as estratégias para a implementação e a avaliação dos Seminários por Webconferência em Saúde Mental, oferecidos pela RedeNUTES para as equipes de saúde da família de Pernambuco, Brasil. Os seminários síncronos têm frequência semanal e são apresentados por teleconsultores da rede assistencial ou de ensino. As sessões são gravadas e disponibilizadas para consulta na Biblioteca Virtual. Em 2009, ocorreram 39 seminários. A avaliação geral dos seminários, o grau de compreensão dos temas abordados, o material didático utilizado e o tempo de duração tiveram bons resultados. Conclui-se que esse serviço oportuniza um bom espaço para educação continuada em saúde mental.

Keywords : Educação a distância; Saúde mental; Telessaúde; Saúde da família; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese