SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43Concrete poetry in prose on the asphalt: handicap limits in the urban spaceDeveloping medical students' attitudes, knowledge and skills in healthcare for deaf people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

NOVAES, Magdala de Araújo et al. Tele-educação para educação continuada das equipes de saúde da família em saúde mental: a experiência de Pernambuco, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.43, pp. 1095-1106.  Epub Dec 04, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000043.

Estudos demonstram que são escassas as ações relacionadas à saúde mental na Estratégia da Saúde da Família, requerendo sensibilização e capacitação dos profissionais. A Telessaúde assume um papel importante, pois favorece a criação de serviços colaborativos entre profissionais de saúde e especialistas trabalhando remotamente. Este artigo apresenta as estratégias para a implementação e a avaliação dos Seminários por Webconferência em Saúde Mental, oferecidos pela RedeNUTES para as equipes de saúde da família de Pernambuco, Brasil. Os seminários síncronos têm frequência semanal e são apresentados por teleconsultores da rede assistencial ou de ensino. As sessões são gravadas e disponibilizadas para consulta na Biblioteca Virtual. Em 2009, ocorreram 39 seminários. A avaliação geral dos seminários, o grau de compreensão dos temas abordados, o material didático utilizado e o tempo de duração tiveram bons resultados. Conclui-se que esse serviço oportuniza um bom espaço para educação continuada em saúde mental.

Keywords : Educação a distância; Saúde mental; Telessaúde; Saúde da família; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese