SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43Representations of oral health in the printed mediaConcrete poetry in prose on the asphalt: handicap limits in the urban space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

PADILHA, Cristina dos Santos  and  OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Terapia comunitária: prática relatada pelos profissionais da rede SUS de Santa Catarina, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.43, pp. 1069-1086.  Epub Dec 04, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000044.

O objetivo deste estudo, de natureza exploratória e descritiva, foi descrever as práticas de Terapia Comunitária relatadas por 27 profissionais de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina, sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semidirigidas, empregando-se a Análise de Conteúdo como temática categorial. Os resultados foram agrupados em cinco categorias: práticas de terapia comunitária; estratégias de implantação; dificuldades; elementos facilitadores; e benefícios. Conclui-se que a Terapia Comunitária pode contribuir para a construção de uma clínica ampliada e para a valorização dos recursos do território. No entanto, é necessário que a atuação do terapeuta comunitário seja estendida a uma equipe multidisciplinar, dialogue com outros dispositivos, receba o apoio das gestões dos serviços e se alie a outras políticas públicas, ampliando seu campo de ação da saúde para outros setores.

Keywords : Terapia comunitária; SUS; Profissionais de saúde; Práticas de saúde; Intervenção psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese