SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43Multicenter adaptation of the guide for autonomous management of medicationBrazilian sign language in the training of nursing, physiotherapy and dentistry professionals in the state of Paraíba, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

FINKLER, Mirelle; CAETANO, João Carlos  and  RAMOS, Flávia Regina Souza. O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.43, pp. 981-993.  Epub Dec 04, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000046.

Estudo de caso que analisou a dimensão ética da formação de profissionais de Odontologia. Foram realizados: entrevistas com professores, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos. A triangulação dos dados possibilitou o conhecimento aprofundado da realidade, revelando elementos do currículo oculto que influenciam a formação ética, como o cuidado, foco de discussão deste artigo. Alguns aspectos relacionados, como o trote universitário e os altos custos para a aquisição de material odontológico, são tomados como analisadores do maior ou menor cuidado ético-pedagógico desenvolvido pelos docentes e pelas instituições. Ao se discutirem as demais formas nas quais o cuidado, e a falta dele, se concretizam, revelam-se, também, problemas que implicam a necessária reflexão sobre o fazer docente, demandando interesse e comprometimento, mas, também, capacitação. Tais reflexões pretendem instigar a criação de estratégias que otimizem as situações vivenciadas, para que sejam condições de ensino-aprendizagem éticas.

Keywords : Socialização; Educação Superior; Formação de profissionais de saúde; Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese