SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43Ethical-pedagogical care in the process of professional socialization: towards ethical educationBiomedicalization and childhood: attention deficit hyperactivity disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

OLIVEIRA, Yanik Carla Araújo de et al. A língua brasileira de sinais na formação dos profissionais de enfermagem, fisioterapia e odontologia no estado da Paraíba, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.43, pp. 995-1008.  Epub Dec 04, 2012. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000047.

Objetivou-se analisar os projetos pedagógicos de cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, quanto à inclusão do componente Libras e aos parâmetros que norteiam esta ação educativa na formação dos profissionais, para assegurar a integralidade e humanização da assistência. Trata-se de estudo transversal e documental com abordagem qualitativa, realizado em 25 cursos da Paraíba, Brasil. Foram analisados os projetos pedagógicos dos cursos e 24 coordenadores responderam um questionário, sendo esses dados analisados à luz de Bardin. Os resultados indicam que 58% dos cursos oferecem a Libras e que os de licenciatura não a disponibilizam. Os conteúdos das ementas abordam temas como: a cultura da comunidade surda, a Libras e sua estrutura linguística, a abordagem prática de comunicação, política e legislações inclusivas. Porém, essa realidade segue paralela a respostas imprecisas no tocante à organização do componente, formação do profissional em Libras e suas atribuições.

Keywords : Linguagem de sinais; Capacitação de recursos humanos em saúde; Enfermagem; Odontologia; Fisioterapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese