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Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade

La ética del cuidado: la ludoteca como un espacio de atención para los niños en situación de vulnerabilidad

Ethics of care: the toy library as a space for attention to vulnerable children

O objetivo deste artigo é relatar o percurso de pesquisa que teve sua origem no encontro entre os campos da saúde e do social a partir do referencial da teoria do amadurecimento. O campo para a pesquisa foi a brinquedoteca comunitária, e os indivíduos envolvidos na pesquisa foram crianças, adolescentes e os brinquedistas. O trabalho cotidiano e de intervenção seguiu os preceitos da pesquisa-ação, concebida e realizada em associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo. Ao construirmos uma proposta de atenção a crianças voltada para o social, estabelecendo conexões com outros campos de conhecimento, entende-se que provocamos novas formas de subjetivação e existência, rompendo com os silenciamentos e silêncios que perpassam as práticas voltadas à infância. O trabalho realizado produziu novas possibilidades de pensar acerca do ser humano e dos processos de exclusão social.

Jogos e brinquedos.; Ética; Vulnerabilidade; Redes sociais


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