SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47Comunicación profesional-paciente y cuidado: evaluación de una intervención para la adhesión al tratamiento de VIH/SidaIdentidad de la agente comunitaria de salud: el tejido de racionalidades emergentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

GOMES, Maria Paula Cerqueira; ABRAHAO, Ana Lúcia; AZEVEDO, Flávia Fasciotti Macedo  y  LOUZADA, Rita de Cássia Ramos. Formação e qualificação: um estudo sobre a dinâmica educativa nas equipes de saúde mental do Rio de Janeiro, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2013, vol.17, n.47, pp.835-845.  Epub 03-Dic-2013. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/S1414-32832013005000032.

Combinar educação e trabalho constitui alguns dos pressupostos do processo de formação no campo da saúde apresentados neste artigo, cujo propósito foi analisar as ofertas de formação empregadas por instituições do campo da saúde mental, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Optamos por uma pesquisa qualitativa a partir da seleção de uma amostra de instituições comprometidas com processos educativos nessa área (universidades e secretarias de saúde). A coleta de dados envolveu o contato com informantes e a análise de documentos, privilegiando as seguintes variáveis: público-alvo, duração, periodicidade, natureza, tipo de ação formativa e projeto político-pedagógico. Foram encontradas várias propostas de formação em saúde mental em diferentes tipos de instituições. A pesquisa resultou na elaboração de um mapa de instituições e ações formativas: uma matriz analítica da formação e qualificação na área de saúde mental na região.

Palabras clave : Saúde Mental; Educação; Educação Continuada; Equipe interdisciplinar de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons