SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número48A dissecação como ferramenta pedagógica no ensino da Anatomia em PortugalConversas sobre formarfazer a nutrição: as vivências e percursos da Liga de Segurança Alimentar e Nutricional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

BISCARDE, Daniela Gomes dos Santos; PEREIRA-SANTOS, Marcos  e  SILVA, Lília Bittencourt. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, n.48, pp.177-186. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0586.

A formação em saúde, mediada pela extensão universitária, revela-se fundamental para propiciar experiências ampliadas de atuação em cenários do trabalho em saúde. Descreve-se a experiência de um projeto de vivência extensionista no SUS, de forma articulada entre universidade e gestores municipais, refletindo sobre as repercussões desencadeadas no percurso e no processo formativo dos estudantes. A atuação dos graduandos baseou-se no conhecimento da realidade local, na reflexão e priorização compartilhada de problemas/demandas, seguida de intervenções de cunho educativo e participativo, cujo planejamento e implementação enfatizaram formas coletivas e colaborativas de aprendizagem, investigação e intervenção. Os estudantes relataram repercussões no âmbito pessoal e profissional potencializadoras de uma atitude cidadã e transformadora diante de questões sociais e da organização dos serviços de saúde.

Palavras-chave : Formação em saúde; Extensão Universitária; Educação em Saúde; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )