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Os movimentos macropolíticos e micropolíticos: no ensino de graduação em Enfermagem

Los movimientos macro-políticos y micro-políticos en la enseñanza de graduación en Enfermería

Este estudo tematiza a Educação Superior em enfermagem, tendo em vista: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a adequação da formação profissional às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e a construção de práticas cuidadoras na atenção integral à saúde. A reflexão se dá no âmbito da pedagogia universitária relativa à formação de quaisquer das profissões superiores regulamentadas no Brasil em sua orientação ao cuidado. O cuidado desponta como produção de atenção integral à saúde; identificação com os usuários da atenção profissional de saúde; compreensão do sistema sanitário como resposta em rede às necessidades sociais em saúde, e formação como ousado processo de subjetivação, desafiador de autonomias inventivas de si e do mundo.

Educação Superior; Pedagogia universitária; Educação em Enfermagem; Diretrizes Curriculares em Enfermagem; Cuidado em saúde


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