SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 suppl.1Experimentos en el apoyo a partir de las apuestas de la Política Nacional de Humanizacion – HumanizaSUSDeclaraciones de profesionales de la salud sobre su experiencia en situación de tragedia: bajo la mirada de la Politica Brasileña de Humanización (PNH) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

BARROS, Maria Elizabeth Barros de; ROZA, Mônica Maria Raphael da; GUEDES, Carla Ribeiro  y  OLIVEIRA, Gustavo Nunes de. O apoio institucional como dispositivo para a implantação do acolhimento nos serviços de saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, suppl.1, pp.1107-1117. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0238.

Este artigo apresenta o apoio institucional como dispositivo para a implantação do acolhimento nos serviços de saúde. A função apoiador, como apoio a processos de mudança nas organizações, articula conceitos e tecnologias advindos da análise institucional e da gestão. O apoio institucional vem sendo utilizado como dispositivo metodológico pela Política Nacional de Humanização para a construção e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos resultados foram descritas e analisadas as etapas do processo de apoio a um serviço de saúde. O apoio institucional colocou em análise os modos de gestão daquele coletivo, propiciou trabalhos em espaços cogestivos e produziu mudanças na organização da porta de entrada no direcionamento de um maior acesso e resolutividade aos seus usuários. Considera-se que o apoio se apresenta como um dispositivo estratégico para criação de novas estratégias no SUS por possibilitar a ampliação da democracia institucional.

Palabras clave : Apoio institucional; Acolhimento; Política Nacional de Humanização; Policlínica; Sistema Único de Saúde (SUS).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )