SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53Da invisibilidade à epidemia: a construção narrativa do autismo na mídia impressa brasileiraResidência Multiprofissional em Saúde da Família: concepção de profissionais de saúde sobre a atuação do nutricionista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza  e  RIBEIRO, Carla Valois. Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE): elementos para avaliação de projetos sociais em Juazeiro, Bahia, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.53, pp.337-348.  Epub 27-Mar-2015. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0474.

O SPE, à época, apresentado como trabalho de conclusão de curso (TCC) de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, pela autora, então discente do programa, representou uma iniciativa de saúde e educação, promovendo uma atividade de saúde sexual e reprodutiva para adolescentes no Município de Juazeiro/BA, Brasil. O objetivo deste trabalho foi analisar o SPE em sua concepção, metodologia e resultados, considerando a intersetorialidade, a interface saúde e educação e a efetividade social. Concluiu-se que foi oportuna a garantia da sustentabilidade do projeto e o fomento à participação da comunidade escolar. Os desdobramentos do SPE são visualizados nas macropolíticas de atenção à saúde e educação que hoje direcionam as principais pactuações intersetoriais deste cenário, demandando a compreensão de sua edificação para seu fortalecimento.

Palavras-chave : Saúde; Educação; Intersetorialidade; Efetividade social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )