Acessibilidade / Reportar erro

Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas

Critical and reflective portfolios: a pedagogical approach centered on cognitive and metacognitive skills

Portaforlios crítico-reflexivos: una propuesta pedagógica centrada en las competencias cognitivas y meta-cognitivas

Objetivo

avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa.

Métodos

pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos.

Resultados

a construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo.

Conclusões

o portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas.

Materiais de ensino; Ensino; Educação baseada em competências; Portfólio; Saúde pública


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br