SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54A formação do profissional nutricionista na percepção do docenteA vida em suspensão: ‘Fale com ela’ e os sentidos da morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

MENDES, Valéria Monteiro  e  CARVALHO, Yara Maria de. Sem começo e sem fim ... com as práticas corporais e a Clínica Ampliada*. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.54, pp.603-613. ISSN 1414-3283.  https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0718.

Nos últimos anos, embora tenha ocorrido um aumento de ações com práticas corporais/atividade física na atenção básica, compreendidas como uma ferramenta de ampliação da saúde da população,é premente qualificarmos essas iniciativas com vistas ao acolhimento e ao reconhecimento das necessidades de saúde das pessoas, especialmente considerando o distanciamento entre formação e intervenção que ainda persiste nas subáreas da saúde. Nessa direção, propomos a interlocução entre práticas corporais e Clínica Ampliada, problematizando a produção do cuidado por meio de um caminho mais criativo, que privilegia movimentos de composição entre a singularidade dos usuários e trabalhadores e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse arranjo metodológico, trilhamos um percurso que diz de um saber-fazer em processo e de uma experiência de cuidado produzida coletivamente, e nos convoca para pensar e escrever sobre o entre.

Palavras-chave : Práticas corporais; Clínica Ampliada; Método da Roda; Formação e educação em saúde; Trabalho em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )