SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55Recetario Más que Especial: una intervención urbana para pensar arte e investigación en el contexto de la Reforma PsiquiátricaQue no tengan miedo de nosotros:el Chagas según los propios protagonistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

WALD, Gabriela. Arte e Saúde: algumas considerações para aprofundar as potencialidades de análise do campo. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.55, pp.1051-1062.  Epub 21-Ago-2015. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0725.

O artigo debate os princípios mais correntes do campo "arte e saúde", especificamente aqueles estudos de origem anglo-saxã que analisam programas de arte baseados na comunidade. Apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em dois projetos de orquestras juvenis, da cidade de Buenos Aires, Argentina, visando à integração social. O trabalho denota como as possibilidades de influência de um projeto de educação artística dependem não só do que os programas oferecem, mas, também, fundamentalmente, do que os participantes trazem e são: os seus universos normativos e de crença, os seus esquemas de interpretação, posicionamentos morais, repertórios culturais, saberes práticos, memórias, trajetórias econômicas, trabalhistas e educativas. Estes aspectos, que são o resultado de processos prévios de socialização, constituem, de alguma forma, um filtro ou peneira através e a partir dos quais as intervenções artísticas podem – ou não – resultar apropriadas.

Palabras clave : Orquestras juvenis; Arte e Saúde; Jovens; Vulnerabilidade; Educação artística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )