SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55Las dimensiones de la integralidad en el cuidado de la salud en el cotidiano de la Estrategia Salud de la Familia en la región del Vale do Jequitinhonha, estado de Minas Gerais, BrasilItinerarios de cuidados de la salud de mujeres con historial de síndromes hipertensivos en la gestación. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

BARBOSA, Mayara Lima; CELINO, Suely Deysny de Matos  y  COSTA, Gabriela Maria Cavalcanti. A Estratégia de Saúde da Família no setor suplementar: a adoção do modelo de atenção primária na empresa de autogestão. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.55, pp.1101-1108.  Epub 21-Ago-2015. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1179.

Objetivou-se analisar a operacionalização da Estratégia de Saúde da Família em uma empresa do sistema de saúde suplementar. Estudo de caso realizado em unidades clínicas estaduais da operadora de plano de saúde, nas cidades de João Pessoa, Recife e Natal, nordeste do Brasil. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com gerentes e profissionais da saúde. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Foram realizadas 24 entrevistas, das quais emergiram duas categorias. A organização assistencial, que aborda a composição/atribuições dos profissionais e o cadastramento dos participantes; e processos assistenciais, composta pelas subcategorias: vínculo, cobertura assistencial/integralidade e programas de promoção da saúde. A iniciativa da empresa constitui um avanço para as práticas desenvolvidas no setor e ainda é capaz de melhorar a saúde dos usuários.

Palabras clave : Saúde da Família; Saúde Suplementar; Atenção Primária à Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )