SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55Formación, prácticas y trayectorias de consejeros de centros de test anti-VIH de Río de Janeiro, Brasil.Matrimonios del mismo sexo y parentalidad: una mirada sobre el uso de las tecnologías reproductivas. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

SILVA, Fabio Hebert da; BARROS, Maria Elizabeth Barros de  y  MARTINS, Cátia Paranhos. Experimentações e reflexões sobre o apoio institucional em saúde: trabalho a partir do HumanizaSUS. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.55, pp.1157-1168.  Epub 18-Ago-2015. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0280.

As questões e reflexões que compõem este artigo foram construídas a partir de percursos de consultores na Política Nacional de Humanização do SUS nas discussões com trabalhadores no campo da saúde. Apresenta experiências de formação e debates com Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Região Norte do País, e a participação no Comitê Nacional de Promoção à Saúde do Trabalhador do SUS e na Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS. Formula algumas questões sobre a temática Saúde-Trabalho, no intuito de contribuir com esse debate ao apontar as apostas e propostas feitas pela PNH em experimentações no SUS. A criação de estratégias coletivas para lidar com os desafios contextuais e fazer intervenção, considerando o trabalho como processo, pode ampliar o poder de agir de coletivos de trabalhadores no campo da saúde.

Palabras clave : Apoio institucional; HumanizaSUS; Trabalho em saúde; Saúde do trabalhador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )