Acessibilidade / Reportar erro

Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS)

Reorienting dental education: the preceptor’s view of supervised internship in the Brazilian Health System (SUS).

Reorientación en la formación de los dentistas: la percepción de preceptores en prácticas supervisadas en el Sistema Brasileño de Salud (SUS).

A inserção do preceptor no processo de formação de cirurgiões-dentistas traz uma nova perspectiva na abordagem do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção de preceptores sobre as vivências dos estudantes nos estágios supervisionados. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, com a adoção de grupo focal com preceptores para coleta dos dados. Para interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os preceptores relataram que as ações junto com os estudantes são importantes para o fortalecimento do vínculo com a comunidade, alcançando, também, uma população que não frequenta o serviço; além da diversificação e potencialização das ações desenvolvidas. Os trabalhadores compreendem a integração ensino-serviço como ferramenta potencializadora das ações já desenvolvidas e a importância da construção de um cenário de aprendizagem que dê espaço à reflexão e ao planejamento de ações.

Educação em saúde; Serviços de integração docente-assistencial; Educação em odontologia; Preceptoria


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br