SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56Trilha interpretativa como estratégia de educação em saúde: potencial para o trabalho multiprofissional e intersetorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

EL-JAICK, Fernando Schimidt; BERG, Karen Bello; PEIXOTO, Mônica Monteiro  e  SERPA JUNIOR, Octavio Domont de. Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.56, pp.227-238.  Epub 03-Nov-2015. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0073.

Neste trabalho apresentamos um coletivo de usuários de um serviço de saúde mental de base comunitária, que atua na formação de estudantes, profissionais e outros usuários a partir de suas narrativas de adoecimento e superação. Verificamos, na base SciELO, que estudos sobre este tipo de trabalho ainda são incipientes em nosso país. Nesta pesquisa, realizamos dez entrevistas semiestruturadas com os participantes do coletivo, utilizando o método fenomenológico-hermenêutico. O objetivo principal foi conhecer as experiências dos usuários participantes da atividade, verificando os possíveis pontos de confluência entre a literatura analisada e os dados encontrados na pesquisa. Benefícios e dificuldades decorrentes desta prática foram apontados pelos usuários. Concluímos que as narrativas produzidas durante a pesquisa apontam uma relativa correlação com outros estudos similares.

Palavras-chave : Usuários de serviços; Saúde mental; Ensino; Narrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )