Acessibilidade / Reportar erro

Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde* * Baseado em “Educação em saúde na estratégia saúde da família: a visão do enfermeiro e do usuário”, pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, como parte do Programa Institucional de Iniciação Científica da Unimontes.

Family health nurses’ teaching practice in the health education development

Práctica pedagógica de enfermeros de Salud de la Família en el desarrollo de la Educación en Salud

Este estudo objetivou analisar, a partir da percepção de enfermeiros, a prática da educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros, MG, Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa, descritiva e dialética cujos sujeitos foram oito enfermeiros residentes em saúde da família. Os dados foram coletados por entrevistas não estruturadas gravadas e transcritas para posterior análise do discurso. Os resultados revelaram duas categorias empíricas dicotômicas: a educação em saúde hegemônica e a prática dialógica. As contradições do discurso foram evidenciadas, pois, ao mesmo tempo em que os sujeitos descrevem uma educação participativa e problematizadora também relatam práticas baseadas na imposição de ideias e condicionamento da população. Deste modo, ficou demonstrada a pluralidade da realidade com avanços e retrocessos, traduzindo seu devir.

Educação em saúde; Saúde da família; Atenção primária à saúde; Enfermagem em saúde comunitária; Pesquisa qualitativa


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br