Acessibilidade / Reportar erro

Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem * * Extraído de “ Percepções de egressos sobre o processo de ensinar e aprender no curso de Educação Continuada em Enfermagem sob as perspectivas da Aprendizagem Significativa e de Adultos”, tese de doutorado apresentada à Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, em 2013.

La enseñanza en salud: percepciones de los graduados de un curso de especialización en Enfermería

Trata-se da percepção de egressos acerca do trabalho docente na especialização em Enfermagem, e é parte de pesquisa, finalizada em 2013, com 29 egressos. Estudo de abordagem qualitativa com coleta de dados em duas etapas: aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, com identificação das Unidades de Contexto e de Registro para construção de categorias analíticas. Os resultados revelam a importância da formação pedagógica do professor universitário para compreender a relevância de seu papel de mediador de aprendizagens. Ainda há muito a se investigar sobre a formação e a prática docente no Ensino Superior, explorando trajetórias percorridas na formação, identificando lacunas e propondo caminhos de formação docente que os preparem para atender às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI.

Trabalho docente; Educação em Enfermagem; Educação Superior


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br