SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57Educação Permanente em Saúde Mental: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

STRUCHINER, Miriam; RAMOS, Paula  e  SERPA JUNIOR, Octavio Domont de. Desenvolvimento e implementação de um ambiente virtual de aprendizagem na área da saúde: uma experiência de pesquisa baseada em design. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.57, pp.485-496.  Epub 23-Fev-2016. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0676.

O estudo apresenta uma experiência de Pesquisa Baseada em Design (PBD) no contexto de duas disciplinas de graduação de Psicologia em uma universidade pública. Pesquisadores em Tecnologia Educacional e sua equipe, professores de Psicologia Médica e Psicopatologia trabalharam colaborativamente no planejamento, desenvolvimento e implementação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com a finalidade de apoiar o ensino-aprendizagem na área da saúde cujas abordagens se baseiem na narrativa dos pacientes sobre suas experiências de adoecimento e tratamento. Analisamos todas as etapas da PBD: definição do problema e da teoria norteadora, bem como a intervenção em contexto real de aprendizagem. A partir da análise das fases da PBD, foi possível gerar cinco princípios de design, que, embora tenham nascido de um contexto específico, apontam contribuições para pesquisas em contextos semelhantes.

Palavras-chave : Pesquisa baseada em design; Ambiente virtual de Aprendizagem; Narrativa sobre adoecimento e tratamento; Ensino na área da Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )