SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue60“My story of overcoming”: suffering, testimony and therapeutic practices in cancer narrativesBetting on change in medical education: trajectories of a medical school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

STELET, Bruno Pereira; ROMANO, Valéria Ferreira; CARRIJO, Ana Paula Borges  and  TEIXEIRA JUNIOR, Jorge Esteves. Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.60, pp.165-176.  Epub Oct 24, 2016. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0959.

O Portfólio Reflexivo tem sido aplicado como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica. O objetivo deste ensaio é analisar o Portfólio Reflexivo como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade na medicina. Ao produzir uma análise teórica acerca do portfólio, construímos um diálogo epistemológico entre Saúde Coletiva, Educação e Filosofia, no sentido de oferecer elementos para se pensar o exercício de tecnologias relacionais fundamentais para o cuidado em saúde. A Filosofia de Hannah Arendt potencializa este estudo, na medida em que aborda a ação narrativa numa perspectiva política. Professor e aluno (leitor e narrador) passam a estabelecer um diálogo por meio dos portfólios, permitindo desvelar desdobramentos para estampar novos significados pedagógicos ao Portfólio Reflexivo.

Keywords : Educação Médica; Avaliação; Portfólio reflexivo; Narração.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )