SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62Concepción de currículo en Dermeval Saviani y sus relaciones con la categoría marxista de libertadTrabajo, ser social y cuidado en salud: abordaje a partir de Marx y Lukács índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

LAVOURA, Tiago Nicola  y  MARTINS, Lígia Márcia. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.62, pp.531-541.  Epub 18-Mayo-2017. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0917.

Explicitando as intermediações entre a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural a partir dos fundamentos do materialismo histórico-dialético, o artigo pretende problematizar a dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica. Enseja-se contribuir para a superação do problema da cisão entre ontologia e epistemologia ao apontar a necessidade da sólida compreensão dos fundamentos do método de ascensão do abstrato ao concreto, ao passo que se afirma a teoria da atividade como estofo teórico imprescindível para se pensar a organização da atividade pedagógica de ensino e aprendizagem no âmbito da educação, colocando em movimento o método pedagógico necessário para a apreensão dos fenômenos como síntese de múltiplas determinações e relações numerosas.

Palabras clave : Método; Atividade pedagógica; Ensino; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )