SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 A satisfação do usuário com a atenção primária à saúde: uma análise do acesso e acolhimentoO desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

OLIVEIRA, Tatiana Coura; CZERESNIA, Dina; VARGAS, Eliane Portes  e  BARROS, Denise Cavalcante de. Concepções sobre práticas alimentares em mulheres de camadas populares no Rio de Janeiro, RJ, Brasil: transformações e ressignificações. Interface (Botucatu) [online]. In press. .  Epub 19-Out-2017. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0807.

Nesta pesquisa de cunho qualitativo buscou-se compreender as concepções e os sentidos atribuídos às práticas alimentares por mulheres de camadas populares com excesso de peso. Questões associadas às condições sociais e culturais da vida urbana configuram um processo de transformações marcado pela escassez de tempo e de busca de praticidade. Produtos ultraprocessados, antes vistos como supérfluos, são agora considerados básicos na alimentação desse grupo de mulheres no Rio de Janeiro. Esta realidade se confronta com o discurso contemporâneo da alimentação saudável que, ao fomentar uma demanda de consumo de produtos considerados benéficos à saúde, exige das informantes constantes ressignificações em relação ao “comer” que oscilam entre o prazer e a culpa. Discute-se a necessidade de compreender tais expressões dentro de um quadro de possibilidades restrito e determinado por aspectos micro e macrossociais que conformam os modos contemporâneos de produção e distribuição de alimentos em nossa sociedade.

Palavras-chave : Práticas alimentares; Cultura; Excesso de peso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )