SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65Publicidad de alimentos y bebidas en Brasil: revisión de la literatura científica sobre regulación y auto-regulación de propagandasLa enseñanza de promoción y educación en salud para sanitaristas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

JURDI, Andrea Perosa Saigh; SILVA, Carla Cilene Baptista  y  LIBERMAN, Flavia. Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.65, pp.603-608.  Epub 01-Feb-2018. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0978.

O módulo Atividades e Recursos Terapêuticos: Lúdico e Lazer tem proposto aos estudantes experimentarem a produção de inventários, forma de narrativa que possibilita resgatar a memória lúdica atravessada pelos afetos e constituí-la no presente. Permite o contato com narrativas familiares, com a história pessoal e o conhecimento das brincadeiras e brinquedos das diferentes gerações. Deixar registrada essa vivência por meio de imagens e escrita tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre metodologias que podem ser utilizadas para sensibilizar o estudante na construção do ser terapeuta, para a formação dos terapeutas ocupacionais e para profissionais de outros campos que utilizam as brincadeiras e o brincar em seu cotidiano de trabalho. Podemos pensar nos inventários como narrativas concretas que dão visibilidade às memórias e afetos, ativando um devir-criança, essencial para a formação lúdica.

Palabras clave : Narrativa; Formação em Terapia Ocupacional; Ensino; Brincar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )