SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66Treatment for dependency from the perspective of people who use crackSex hormones, gender moralities and emergency contraception in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

CARVALHO, Maria Raquel Rodrigues; JORGE, Maria Salete Bessa  and  FRANCO, Túlio Batista. “Minha filha devolveu minha vida”:uma cartografia da Rede Cegonha. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.757-767. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0503.

O estudo analisou o protagonismo do cuidado nas redes de saúde junto dos trabalhadores em uma capital do nordeste brasileiro, por meio dos entrelaces da Rede Cegonha, da Rede de Atenção Psicossocial e das Redes Vivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e cartográfica sobre a experiência de uma gestante que utilizava drogas, abrangendo a participação de trabalhadores de saúde do território estudado, envolvidos no processo de cuidado. Os instrumentos e as técnicas de análises utilizados neste trabalho foram: oficinas, entrevista em profundidade, diário de campo, observação e fluxograma analisador. Dos resultados alcançados emergiram a fragilidade das redes formais para o cuidado integral dos seus usuários e a potência das redes vivas como espaços eficientes de cuidado. O estudo apresenta uma nova perspectiva de pensar as redes, os seus acessos e os seus fluxos.

Keywords : Assistência à saúde; Gravidez; Usuários de drogas; Crack.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )