Acessibilidade / Reportar erro

Ressonâncias do Projeto Pró-Ensino na Saúde no interior do Brasil* * Este artigo é resultado do “Projeto de formação de recursos humanos no nível de mestrado e doutorado em educação para profissionais da saúde com ênfase no ensino em saúde para o SUS”, financiado pela Capes (Edital 024/2010 - Pró-Ensino na Saúde da DPB/CGPE/CII/CAPES, AUXPE 2040/2010).

Resonancias del Proyecto Pro-Enseñanza en la Salud en el interior de Brasil

O presente trabalho trata das ressonâncias do Projeto Pró-Ensino na Saúde sob a perspectiva de dois docentes – agora doutores – que participaram do projeto pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta do projeto de formação de mestres e doutores em Educação para profissionais de Saúde apresentava entre seus objetivos contribuir para o fortalecimento e a ampliação de programas de pós-graduação stricto sensu no Mato Grosso, na área de ensino na Saúde; e propiciar a integração entre grupos de pesquisa e equipes acadêmicas da Educação e da Enfermagem. Analisamos os resultados do projeto em duas perspectivas, que denominamos ressonâncias, a saber: ressonâncias da produção do conhecimento e ressonâncias na formação e nos serviços. Os resultados mensuráveis estabeleceram-se notadamente pelo avanço na pós-graduação e na pesquisa no local de origem dos docentes.

Desenvolvimento de pessoal; Ação intersetorial; Políticas públicas


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br