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A educação interprofissional na graduação de Medicina e Enfermagem em prática na atenção primária à saúde: a perspectiva dos estudantes* * Este artigo é resultado de dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É parte do projeto “Integração universidade, serviços de saúde e comunidade na faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp: construindo novas práticas de formação e pesquisa”, financiado pela Capes, Edital 024/2010 - Pró-Ensino na Saúde (AUXPE no 2237/2010 e no 3281/2014), com bolsa de mestrado pelo PPGSC, Faculdade de Medicina de Botucatu

RESUMO

Atualmente, frente à complexidade dos problemas de saúde e à necessidade de uma atenção de qualidade e segura a seus usuários, tem se buscado desenvolver a educação interprofissional (EIP) desde o início da graduação nas profissões da Saúde. Investiga-se a experiência de estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem com a EIP, em disciplinas de ensino na atenção primária à saúde (APS), na perspectiva destes interlocutores, mediante entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática de Conteúdo, segundo Bardin. A despeito dos estereótipos que os estudantes possuem sobre as profissões, eles podem aprender sobre e com os colegas de outro curso e compartilham entre si práticas e saberes. Verificou-se, ainda, que o docente tem um importante papel como mediador do processo ensino-aprendizagem no desenvolvimento da EIP.

Palavras-chave:
Educação interprofissional; Atenção primária à saúde; Educação superior; Brasil

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