SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 suppl.2Trayectoria e implementación de disciplina interprofesional para cursos en el área de la SaludMovilizando estudiantes en defensa del Sistema Brasileño de Salud (SUS): experiencias interprofesionales del VER-SUS - Sobral, CE, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

POLETTO, Patricia Rios  y  JURDI, Andrea Perosa Saigh. A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1777-1786. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0819.

O presente artigo relata o processo de revisão das matrizes curriculares dos cursos de graduação da área da Saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, no período de 2014 a 2015, pautados na educação interprofissional. Foram realizadas atividades longitudinais (ciclo de palestras com rodas de conversa) e transversais (cinco oficinas). O processo vivenciado trouxe luz aos caminhos necessários para o fortalecimento da educação interprofissional. A experiência propiciou a aproximação dos atores envolvidos na formação dos profissionais de Saúde do campus, ajustes nas matrizes curriculares dos seis cursos de graduação em Saúde e apontamento para a reformulação do programa de desenvolvimento docente, além de trazer a possibilidade de continuidade da consolidação dos princípios do Projeto Pedagógico do campus santista no caminho da educação interprofissional, com garantias de formação para a atuação em equipe e para a atenção integral à Saúde.

Palabras clave : Formação em saúde; Currículo; Educação interprofissional; Ensino; Relações interprofissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )