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Ingressantes de cursos médicos e a percepção sobre a transição para uma aprendizagem ativa

Personas que ingresan en cursos médicos y la percepción sobre la transición para un aprendizaje activo

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma modalidade de aprendizagem ativa bastante adotada nos cursos de Medicina. Objetivou-se analisar a percepção dos ingressantes do curso de Medicina em relação à transição do ensino tradicional ministrado no ensino médio para a ABP. Tratase de um estudo exploratório e qualitativo, realizado em três instituições de ensino superior. Os dados foram obtidos por meio de grupos focais, seguidos de análise de conteúdo. Três núcleos temáticos comuns emergiram das falas. Os estudantes percebem as fragilidades do ensino tradicional e suas implicações no processo de aprendizagem deles. A visão que os estudantes têm da ABP é positiva, mas contraditória, o que traduz, por um lado, a angústia de uma transição paradigmática, mas, por outro, alerta para a possibilidade de equívocos na condução da ABP.

Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas; Ensino; Educação médica


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