SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23El vínculo como potencia para la producción del cuidado en Salud: qué nos enseñan los usuarios-guíaInvestigar la “otredad” en hospitales: desafíos en un estudio cualitativo sobre terapias no-convencionales en espacios de salud oficiales (Argentina) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

TORRES, Rafael Bruno Silva; BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha; FREITAS, Roberto Wagner Júnior Freire de  y  EVANGELISTA, Aline Luiza de Paulo. Estado da arte das residências integradas, multiprofissionais e em área profissional da Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e170691.  Epub 21-Ene-2019. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.170691.

Objetivamos nesta pesquisa analisar o estado da arte sobre residências integradas, multiprofissionais e em área profissional em Saúde, por meio de uma revisão bibliográfica integrativa, no período de 2006 a 2016, nas línguas portuguesa, inglesa e hispânica. Foram analisados 109 artigos oriundos do Brasil, Canadá, EUA, Espanha e África. Dentre os resultados, evidenciamos que a principal motivação para realizar a residência é a necessidade de especialização exigida pelo mercado de trabalho. As experiências de residência nos Estados Unidos e no Canadá são em área profissional, também têm um caráter complementar à graduação, e dão ênfase à formação para pesquisa e a docência. No Brasil as residências em Saúde representam projetos de educação pelo trabalho para superação de limitações da graduação. As multiprofissionais têm como finalidade formar profissionais qualificados para prática interprofissional colaborativa, em coerência com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Palabras clave : Internato não médico; Ensino de pós-graduação; Residência multiprofissional; Residências em saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )