Acessibilidade / Reportar erro

Ensino da ética global: uma proposta teórica a partir da Bioética de Intervenção* * Esta pesquisa foi conduzida durante o período de estágio pós-doutoral de Thiago Rocha da Cunha na Universidade de Brasília e foi financiada pela Capes por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes (PNPD/Capes).

The teaching of global ethics: A theoretical proposal based on Intervention Bioethics

Enseñanza de la ética global: una propuesta teórica a partir de la Bioética de Intervención

O trabalho aborda a ética global em sua perspectiva aplicada, voltada à prática educativa, objetivando analisar, a partir de investigação teórica sustentada no campo da Bioética, a legitimidade para definição de metas globais para seu ensino. Considerando que a produção do conhecimento se relaciona ao lócus geopolítico a partir do qual se desenvolve, a pesquisa utiliza os referenciais da Bioética de Intervenção, uma abordagem teórica identificada com o pensamento crítico do “sul global”, para analisar a possibilidade de definição de consensos éticos universais, propondo duas categorias a serem consideradas em programas para o ensino da ética global: o imperialismo moral e a colonialidade da vida. Conclui defendendo um pressuposto axiológico crítico – baseado na universalidade do corpo – a partir do qual poderiam ser definidos objetivos comuns para programas de ensino da ética global.

Ética global; Educação; Ensino; Bioética; Bioética de Intervenção


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br